logo RCN

Epagri instala em Canoinhas equipamento que monitora produção apícola

  • Foto: Divulgação/ Epagri -

O município de Canoinhas, no Planalto Norte de SC, ganhou sua primeira estação de monitoramento apícola. O equipamento estará ligado a três colmeias. A ação faz parte do projeto Tecnologias digitais para o desenvolvimento da saúde única da apicultura catarinense, desenvolvido pela Epagri. 

O projeto consiste em colmeias conectadas a estações agrometeorológicas que medem chuva, molhamento foliar, temperatura, umidade relativa do ar e outras variáveis. Sensores instalados dentro da colmeia medem temperatura e umidade do ar. Uma balança de precisão pesa o mel produzido. 

Os dados são transmitidos automaticamente e divulgados na plataforma Apis On-line. Com base neles, apicultores, pesquisadores e outros profissionais podem observar as condições meteorológicas que influenciam a produção de mel. 

Hamilton Justino Vieira, pesquisador da Epagri, coordena o projeto. Ele explica que o objetivo é utilizar ferramentas múltiplas de tecnologias digitais para coleta, armazenamento, processamento e difusão de informações para a tomada de decisão e o desenvolvimento da apicultura em Santa Catarina.

Sete estações pelo Estado

O projeto conta com sete estações de monitoramento apícola espalhadas pelo Estado. Cada uma está ligada a três colmeias. Os equipamentos estão localizados em São Miguel do Oeste, Videira, Caçador, Canoinhas, Bocaina do Sul, São Joaquim e Imaruí. 

A estação de monitoramento apícola de Caçador identificou que no período de 8 a 14 de agosto uma de suas três colmeias manteve a temperatura interna na casa dos 34 graus Celsius. Enquanto isso, a temperatura do ambiente variou entre 19,7 e -3,5 graus Celsius. “Esse é um exemplo das informações que esse monitoramento oferece”, aponta Hamilton. 

Juliano de Oliveira, extensionista da Epagri em Canoinhas, entende que o monitoramento das floradas, dos sistemas meteorológicos, das atividades das abelhas e a evolução do peso das colmeias possibilitará vincular o mel à sua origem geográfica, estabelecendo Indicações Geográficas (IGs) e ou outros símbolos distintivos. Auxiliará ainda no manejo de colmeias, relacionado épocas a tipos de alimentação e orientando a introdução de abelhas rainhas selecionadas.

Em 2019 o monitoramento apícola ganhou o Prêmio Expressão de Ecologia. Esta é a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. 

Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil e outras seis catarinenses aparecem entre as 50 primeiras do país Anterior

Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil e outras seis catarinenses aparecem entre as 50 primeiras do país

Cepon realiza em Florianópolis congresso com recorde de inscritos Próximo

Cepon realiza em Florianópolis congresso com recorde de inscritos

Deixe seu comentário